Desporto

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

As pequenas grandes histórias dos bastidores do desporto



Emil Nolde - Meer bei Alsen (Sea off Alsen), 1910.

""O Sporting precisava de reforçar-se para ficar no pódio na Taça dos Clubes Campeões Europeus em pista e dois atletas do Benfica estavam na agenda do ‘Senhor Atletismo’. Moniz não perdeu tempo e falou com José Manuel Antunes, na altura vice-presidente das águias, que acabaria por facilitar o ingresso dos atletas. E o Sporting seria campeão europeu pela primeira e única vez em 2000.

"O prof. Moniz Pereira convidou-me para tomar chá em sua casa. Nesse encontro disse-me que com dois atletas do Benfica, o Vítor Costa no martelo e, sobretudo, o Carlos Silva dos 400 m barreiras e da estafeta de 4x400 metros, o Sporting poderia chegar ao pódio. Portugal nunca tinha atingido um lugar nos três primeiros", recorda José Manuel Antunes, dando conta da forma como Moniz Pereira fez a abordagem: "Disse-me que estava com quase 80 anos e esse era um dos maiores sonhos da sua vida. Mas como havia um acordo de cavalheiros não iria mexer uma palha sem o meu consentimento", lembrou o ‘vice’ das águias.

Quando o Sporting conquistou a Taça dos Campeões Europeus, o ‘Senhor Atletismo’ telefonou de imediato a José Manuel Antunes a chorar. "E chorei com ele", recordou o dirigente. "

(José Manuel Antunes - Vice-Presidente para as modalidades na era Vale e Azevedo - citado por Norberto Santos, no Record, jornal conotado com o Sporting)

http://www.record.xl.pt/modalidades/atletismo/detalhe/o-pedido-especial-de-moniz-pereira-ao-benfica.html