Desporto

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Basquete maravilha!

 
     
 
   Perante a categórica vitória caseira da equipa do Elan Chalon sobre o Benfica, não acreditei na hipótese de réplica da equipa do Benfica na Luz. Enganei-me outra vez! (Já tinha acontecido relativamente ao Porto). O caso é que foi um jogo fantástico, entre duas equipas que protagonizaram lances de grande beleza, com muita emoção e incerteza há mistura. Como sempre são os bons jogos. A equipa do Chalon tem lançadores fantásticos, grande cultura tática e uma atitude competitiva  muito forte. Porém, a equipa encarnada esteve à altura ganhando com grande mérito; chegou a ter uma vantagem da ordem dos 15 pontos, período de grande desorientação da equipa belga. Dependendo do adversário, no basquete, qualquer desconcentração pode ser fatal. E neste caso foi. Por mérito do Benfica. Carlos Morais esteve imparável, com triplos, assistências e ressaltos! Foi o MVP do jogo. Com esta vitória o Benfica apurou-se para a fase seguinte da FIBA Europ Cup. De destacar ainda as sóbrias declarações de Morais, no final do jogo, sublinhando o desempenho do grupo. Os grandes campeões são assim. É caso para dar os parabéns à equipa técnica e ao diretor do pelouro; com contratações cirúrgicas, sem estardalhaço, mostraram que sabem da arte como poucos. Temos equipa para a época. Força!
 
   A Seleção Nacional de futebol continua a ser a estrela negra dos jogadores encarnados! Desta vez foi André Horta que veio de lá com guia de marcha para a enfermaria. Tantas coincidências dão que pensar. Gostava de conhecer a origem desta lesão.
 
   Os critérios de Fernando Santos parecem revelar reserva deste relativamente aos jogadores do Benfica. Custa-me dizê-lo porque o considero, mas, se não é, parece; e às vezes, o que parece é!
 
   Ora então do "douto" Conselho de Disciplina da FPF saíu mais um castigo para Filipe Vieira! Por outro lado, foi arquivado o processo de inquérito ao Rui Gomes da Silva por declarações que efetuou em uma das suas participações na SIC! Tal deveu-se ao recurso interposto ao TAD por aquela, deixando os homens do CD da LPFP receosos de eventual anulação duma sentença condenatória (vontade não lhes faltaria). Tal é a convicção dos agentes da justiça desportiva na Liga. Desportiva? Mas o que é que a CD da LPFP tem a ver com o que as pessoas, não agentes desportivos, dizem ou fazem fora dos seus domínios? Nada! A lei geral subordina o funcionamento da Liga! É tudo! 
 
   Voltando ao castigo aplicado a Filipe Vieira; é sintomático que tal ocorra na sequência da crónica, num jornaleco afeto ao Sporting, de um articulista com aversão ao Benfica, queixando-se da demora na decisão do processo aberto ao dirigente encarnado. A ideia que dá é que; ou o CD da FPF anda a reboque da comunicação Social afeta ao Sporting, ou esta presta-se às encomendas daquela. Seja como for, é mau sinal! 
 
   Quanto a mim, o episódio indigno entre os Presidentes do Sporting e do Arouca precipitou o castigo a Filipe Vieira. Isto é; perante a inevitabilidade do castigo a Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, o CD da FPF apressou-se a castigar Vieira para apaziguar a turba verde e o seu Presidente. Rogério Alves, arriscando a reputação de que ainda goza junto da opinião pública, já veio a terreiro responsabilizar Carlos Pinho considerando Bruno de Carvalho vítima neste episódio!
   Com Slimani aconteceu algo parecido; o castigo saíu tarde e a más horas e a justificação da sentença descredibilizou quem a proferiu. Atrasaram-lhe o castigo na espetativa de ocorrer algum caso com algum jogador encarnado, como tentaram fazer com Renato Sanches! Inventaram-lhe um caso, arquivando-o, preparando a opinião pública para o tratamento favorável do caso Slimani! É o que me parece!
   São episódios atrás de episódios demonstrando que há algo errado na FPF; basta ver a identidade dos treinadores de todos os escalões! Estão quase todos entregues a ex-atletas do Sporting! Porquê? Para melhor promoverem os seus jogadores? Tal como disse acima, às vezes, o que parece, é!
   É confrangedor assistir ao lambe botismo a Bruno de Carvalho, por parte de gente que parecia idónea idónea! Uma pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário