Desporto

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Olhanense-Benfica 2-3

Do jogo só vi a 2ª parte...e gostei, até porque aconteceu o golo que viria a ser o da vitória; e que golo
 
Olhão é, sempre, um campo difícil e, por outro lado, a indisponibilidade de vários atletas e Técnico fragilizaram o grupo pois, além de dispor de menos opções técnico-táticas, fica sem acesso ao recurso orientador e incentivador do seu Treinador. O que não é pouco.
 
Gostei de ver o Olhanense a bater-se com determinação, bem aberto e com profundidade, não tendo descortinado o malfadado autocarro. Gostei ainda mais de ver os jogadores do Benfica a disputarem com afinco  todos os lances, em defesa alta, procurando consolidar a vitória com o tranquilizador 4º golo, que acabou por não surgir. Foi pois um jogo bem disputado, com muita emoção, requisito necessário à adesão do público e promoção da modalidade.
 
Suleimani vai subindo na fasquia; não fala, não gesticula, mantem-se concentrado, trata bem a bola, vai para cima do adversário com convicção - salvo seja -, joga em progressão, centra bem, remata bem e não se perde em desgastantes rodriguinhos. Foi um belo golo sim senhor, um golo valioso; dizem que foi de trivela, não sei se com o esquerdo ou com o direito.
 
Fantástico também, foi o golo do Matic ainda na 1ª parte; potentíssimo e colocadíssimo, percebendo-se a emoção do jogador na construção do lance. Matic é um dos que gostaria de ver no clube por muitos anos; tem alma Benfiquista.
 
O nosso primeiro golo, tendo sido irregular - Lima, por um microssegundo está fora de jogo -, foi, também ele, um primor de execução; centro milimétrico de Gaitan e cabeceamento fulminante de Lima. Precisão, especialmente no último passe é a melhor receita para bater as sobrepovoadas defesas adversárias.
 
Já os golos adversários, aos quais reconheço mérito, revelam as tradicionais fragilidades defensivas do Benfica, que urge resolver. Para tal, há que estabilizar a equipa e o modelo tático de base.
 
Revelou grande coragem, o Artur, naquela defesa de alto risco, correu mal, mas foi mais uma demonstração da determinação da equipa. Já sei que não é grave e que o regresso é possível já em Setúbal.
 
A inicial apreensão quanto às consequências da substituição, rapidamente foi dissipada pela segurança que Oblak revelou em duas ou três defesas de risco médio. Mostrou que está pronto.
 
Conquistados os preciosos três pontos, esperemos o breve regresso dos lesionados e do Treinador. Já quanto à tradicional e compulsiva fúria punitiva da FPF, há que não lhes dar pretextos para tal. Com a sistemática desculpabilização das equipas de arbitragem, chegámos ao ponto em que os jogos e as provas são decididos por aqueles.
 
Nota: Parece que a melhor maneira de ganhar campeonatos é ameaçar os credores de insolvência.