Desporto

domingo, 29 de setembro de 2013

Benfica-Belenenses 1-1; (aos Benfiquistas)

      Sei que é doloroso, mas não devemos desanimar perante este desaire, temos que reagir; apoiar a equipa e o Técnico e fazer frente aos que nos querem subjugar. Não tenhamos ilusões; não ganharemos este campeonato!, a raiva pela detenção pelo clube dos direitos desportivos, que ameaça fazer ruir toda a estratégia financeira e comunicacional que sustenta o sistema, abater-se-á sobre nós, adeptos, e sobre o nosso clube, guiada pela mão oculta de muitos cúmplices do portismo, em múltiplas frentes, nomeadamente; a desportiva, a económica e a judicial. 

      A máquina está em andamento; em todas as jornadas deste campeonato há erros grosseiros de arbitragem favorecendo o Porto e prejudicando o Benfica cavando um fosso pontual que será decisivo, quer para o campeonato, quer para a liga dos campeões; o BES, um dos principais suportes do actual sistema, desistiu do camarote que tinha no Estádio da Luz - recordemos que perdoou parte da dívida à SPV e, salvo o erro, também ao Sporting -, e o nosso Técnico, já está nas mãos da justiça desportiva e judicial. Mas temos que resistir!, dentro e fora das quatro linhas; não ganharemos, mas obrigá-los-emos a recorrer a tantos erros de arbitragem e outras prepotências que se tornará socialmente insuportável  e politicamente insustentável.

      O actual Belenenses, tal como a Académica, o Braga, o Guimarães e outros, já não é o que recordamos do passado remoto; é mais um clube manietado pelo portismo, como se pode concluir pela detenção da maioria do capital da SAD por Pedro Soares, dragão de ouro! Veremos neste Belenenses o mesmo padrão comportamental que o que se tem verificado nos clubes precedentes, que poderia justificar a mudança do nome de Liga Zon-Sagres para Liga do Porto! Além dos erros graves de arbitragem que ditaram o desfecho do jogo foram significativos dois momentos em que, ostensivamente, o arbitro cumprimenta dois jogadores azuis, denunciando cumplicidade e falta de decoro.  Como diz o aforismo popular; "à mulher de César não basta ser séria; tem que o parecer!"

      Apelo aos nossos jogadores para que se libertem de eventuais condicionamentos mentais e coloquem em campo todo o seu talento e entusiasmo, sem desfalecimentos, vibrando a cada momento, puxando pelo entusiasmo dos adeptos. Cabe-lhes, sobretudo a eles, impedir que a nação benfiquista caia num fosso depressivo, reaja à adversidade e mantenha a ligação afectiva à equipa. 

      Quanto ao jogo; a equipa entrou alegre, parecendo indiferente a todas as baboseiras que se disseram e escreveram a propósito dos incidentes de Guimarães, marcando bem cedo um belo golo de Cardozo a soberbo cruzamento de Lima, que deslizava em toda a frente de ataque, baralhando as marcações da defesa azul. A coisa prometia; "tratemos de marcar mais dois por causa da tosse", pensei com os meus botões. Porém, talvez já a pensar no próximo compromisso europeu e que os golos iriam surgir com naturalidade, a equipa abrandou o ritmo enquanto o adversário reagiu, à procura do empate, que acabou por conseguir após uma sequência de ataques perigosos, num canto bem marcado, graças à crónica falha de marcação da nossa defesa neste tipo de lances e...à "colaboração" da equipa de arbitragem.

      A partir daí a equipa do Belenenses praticou com a complacência do árbitro, o anti-jogo sistemático, como há muitos anos não via mas que caracteriza, afinal, o futebol português, que acabará por o conduzir à falência! Uma vergonha!, o Belenenses chegou a defender por várias vezes com 11 jogadores dentro da área!, os mergulhos para a "piscina" a simulação de lesões e a rábula das botas foram atos miseráveis! Mas conseguiram o que pretendiam; desconcentrar e desmobilizar os jogadores do Benfica e reduzir-lhes a capacidade de reacção através do arrefecimento muscular!  Miserável!

      Tal não nos impede de ver as deficiências tecnico-táticas da equipa do Benfica; continua a faltar sustentabilidade e criatividade ao meio-campo!; não há quem pense o jogo e o distribua fazendo jogar toda a equipa, houve falta de velocidade e de intensidade denunciando pouca determinação. Era necessário romper a muralha contrária com cruzamentos das linhas, remates de meia-distância, tabelinhas e transportes de bola, em drible, para a área. Julgo que tenha imperado o medo de lesões e o consequente afastamento da montra europeia. Não deveria! Os jogadores devem manter-se concentrados no que estão a fazer! Uma regra de ouro transversal consiste nos ganhos de eficácia que resultam de fazer uma coisa de cada vez, potenciando todos os recursos na sua execução. Ora isto tem a ver com liderança, que, como sabemos, está fragilizada, por isso mesmo, a necessitar de retificação.

Um a braço a todos e...não desanimem, lembrem-se que, as "tetas" por onde o sistema tem mamado, estão a secar; STV, BCP, BPN, CP, CVNG, como o atesta o recurso a financiadores brasileiros para a construção do museu da corrupção.
Viva o Benfica!