Desporto

domingo, 15 de setembro de 2013

Benfica-Paços de Ferreira (3-1)

A equipa do Benfica entrou confiante, com boa dinâmica, muita concentração tática e excelente qualidade técnica nos lances capitais, perante um PF sem complexos nem remorsos que disputou o jogo, todo o tempo em todo o campo, com grande disponibilidade física, sempre com  sentido na baliza adversária.

Qualquer dos três golos da equipa do Benfica revelou algo essencial a não esquecer quando se aspira ao topo; qualidade técnica!, não há boas equipas sem bons jogadores! À confiança e  treino, juntou-se a primorosa execução de todos os jogadores envolvidos nestes lances.  Finalmente, podemos assistir a um canto bem marcado - Enzo - bem trabalhado - Luisão - e bem finalizado - Garay! É esta a gazua dos blocos.

Cardozo pode ser mais ou menos exuberante, pode até nem tocar na bola, mas a sua presença potencia o desempenho dos colegas. Cardozo, marca indelevelmente a identidade do Benfica da atualidade; é bom não o esquecer e tratar da sucessão a tempo. Oxalá Funes Mori esteja à altura da missão.

Enzo tem técnica e alma Benfiquista; segurem-no, por favor! Pelo corredor direito revelou-se um caso sério! Estou menos preocupado com a ausência do grande Sálvio - recupera depressa ff.

Markovic, interveniente precioso nos lances do 1º e do 2º golos, tem o toque dos grandes jogadores; com menor raio de ação devido ao posicionamento na esquerda, integrou-se sempre bem nos lances, revelando excelente leitura, qualidade de execução e velocidade insuperável. Dá gosto vê-lo jogar.

Lima, vagabundeou por toda a frente de ataque concebendo brilhantemente o lance do 1º golo, no qual, pela esquerda, executou cruzamento primoroso, para finalização de Enzo, em espaço proporcionado pela movimentação de Cardozo.

Fejsa veio para ficar, melhorando a consistência defensiva e proporcionando maior capacidade criativa ao meio-campo, onde estivemos frágeis nos jogos decisivos da época passada e onde ainda temos que melhorar o posicionamento e a construção.

Siqueira é o nosso homem; conhece bem a posição, necessitando de melhor condição física e maior integração ofensiva.

Garay, juntamente com Enzo, foi o homem do jogo; precisão, concentração, serenidade e finalização! Agarrem-no ff! Precisamos dele por muitos anos!

Luisão bem, Máxi bem mas, Matic bem, Artur bem mas mas - cometeu erro típico que, noutras circunstâncias, teria sido fatal!, é preciso ver e resolver o que se passa!

Quanto ao PF, destaque para Rubem Bibeiro com um excelente golo e para Bébé, que revelou qualidades suficientes para justificar acompanhamento atento; Luisão, salvou na linha de golo um seu remate após desfeitear Garay e Artur; Bébé é decidido, tem força, velocidade e bom remate.

Mais uma vez ficou demonstrado que os jogos das seleções condicionam extraordinariamente o desempenho nos respetivos clubes dos atletas que nelas participam pondo em causa o sucesso desportivo e financeiro daqueles, em virtude do cansaço  e lesões que induz nestes e induzindo sobre-investimento dos clubes. Há que pôr ordem nisto!

Noutro plano, ao reparar na publicidade ao BIC nas camisolas do PF, compulsivamente, ocorreu-me que, BIC é Amorim e Amorim é Porto, consistindo esta publicidade parte da contrapartida da venda do último jogo da época transata que inviabilizou a conquista do título pelo Benfica. Quanto a Costinha, será mais um olheiro e mensageiro da exemplar estrutura, que também por esta via condiciona o desempenho dos adversários. Pois é; em Portugal , há comércio semi-oculto de jogos de futebol! Tudo simbolizando o sucesso político e social do regime...como, aliás, está bem à vista.