Desporto

domingo, 25 de agosto de 2013

Benfica-Gil Vicente (2-1)

PARABÉNS, PARABENS, PARABÉNS! PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!

Hoje, a alma benfiquista esteve no relvado da Luz, a equipa do Benfica lutou pela vitoria desde o 1º minuto; órfã de Cardozo, denotando alguma ansiedade, perante a coesão defensiva do Gil Vicente, não se entregou aos braços da infelicidade, acreditou e ganhou. E ganhou bem, merecidamente, em dois lances que mostraram a chave do sucesso; capacidade técnica, protagonizada por; Djuricic, Markovick, Sulejmani e Lima, junto à crença dos colegas. O grupo saíu reforçado incluindo o Máxi apesar do azar que protagonizou. Precisávamos disto; concordo com Jorge Jesus quando disse que as consequências deste resultado são mais relevantes do que seriam se se tratasse de uma goleada. Parabéns a todos.
 
Quanto ao Gil, apesar de todo o carinho que me merece, denotou uma das maiores fragilidades do futebol português: falta de competitividade! Trinta e cinco minutos de posse de bola? Eu sei que foi consentido, mas significa  que desistiu do jogo, consciente da superioridade do adversário! É assim que querem promover o futebol português? Que espetáculo resulta quando uma das equipas se remete ao seu meio-campo em todo o jogo, à espera de uma desatençãozinha do adversário ou de uma ajudazinha do homem do apito? Não foi isto mesmo que aconteceu na Madeira? É isto que acontece no campeonato inglês? Ora bolas! Homens do futebol, abram os olhos ou vai tudo ao fundo!
 
Parabéns, mais uma vez!
 
(uma nota; ao SCP calharam duas equipas do regime. Uma festa!)

Filipe Vieira; a entrevista à BTV

Da forma ao conteúdo em género light; 

Filipe Vieira tem, quanto a mim, uma imagem e postura perante as câmaras que prejudica a eficácia da sua comunicação, deslocando o ascendente para o entrevistador. Um assessor de imagem competente poder-lhe-ia ser útil; parece inseguro quem mantém o queixo baixo, não olhando de frente o interlocutor, como é habitual no seu caso, o que é interpretado como sinal de fraca convicção. A reduzida fluência que apresenta no discurso acentua a imagem de insegurança. Não, não sou picuinhas; essa imagem transmite-se aos adeptos enfraquecendo-os, aos adversários fortalecendo-os, às instituições justificando a omissão ou cumplicidade…acabando na equipa, reduzindo a motivação. Em poucas palavras aconselhar-lhe-ia; falar menos, falar melhor;  e,  já agora…a alterar o penteado! 
 
Quanto ao conteúdo, aleatoriamente; 
 
Gostei de saber que: 
 
Há um objetivo bem definido para o clube e uma estratégia credível para lá chegar apesar dos inevitáveis percalços. Gostaria que fosse o de colocar e manter o Benfica nos 5 primeiros clubes europeus, ocasionalmente na 1ª posição do ranking. Já estivemos mais longe, essa é que é a verdade. 
 
Brevemente deixará de ser necessário vender jogadores para equilibrar a conta de exploração do clube; tal é decisivo para a consecução do objetivo anterior. 
 
Os quadros do clube foram reduzidos de 104 para 75 atletas; parte do caminho para o mesmo objetivo, mas a redução tem de continuar até cerca de 40 jogadores. Contratar menos, contratar melhor, é a palavra de ordem. Quando falta a pontaria ou não sabemos onde está o pato, tendemos a atirar para todos os lados! 
 
Os resultados da Benfica TV superam já a última oferta da STV; estamos no caminho certo mas convém lembrar a importância das vitórias para que se consolide e mantenha. Um bálsamo para a autoestima dos benfiquistas. 
 
Vamos ter mais um canal disponível na BTV sem aumento de encargos para os subscritores.
 
LFV, substituiu a STV pela BTV (fizemos o mesmo cá em casa), gostaria que todos os benfiquistas fizessem o mesmo; seria um grande rombo no sistema.
 
Rui Costa é o responsável máximo pela prospeção; à viva Rui, à viva!, confiamos em ti, mas não podemos andar anos e anos para colmatar adequadamente uma posição, como são atualmente os casos dos DE, DD e GR…à viva! 
 
Há um plano de contingência pronto a compensar eventuais saídas de atletas nucleares neste início de época. 
 
Está em curso um projeto de integração de mais atletas portugueses. Ai, ai, ai Bruma…Moutinho…Hugo Leal…Edgar…etc., é tudo muito bonito mas…perante as “lecas”, a decadência financeira e desportiva, a hipocrisia política e a ambição empresarial, a vítima de outrora transforma-se no orgulhoso oportunista e ingrato tirano de hoje; o jogador português. 
 
Há um projeto de parceria estratégica com uma congénere no Dubai, já materializada no recrutamento de Fariña. Que este atleta tem potencial desportivo relevante podendo vir a integrar o plantel do clube no futuro. Lá é que está o “faz-me rir”. Venha ele! 
 
Pizzi é a contrapartida da venda de Roberto e tem contrato de 6 anos com o clube encontrando-se a rodar em Espanha com vista a uma futura integração no plantel. Parabéns pela eficiente gestão comercial do assunto. 
 
O caso Cardozo entrou nos eixos; pena não ter sido mais cedo. Fez falta na Madeira, faz falta à equipa (os colegas sentiram-no). Levou-se demasiado tempo a perceber a forma correta de lidar com o processo; FV tem a maior responsabilidade, e…lá foram três pontinhos a "avoar". 
 
Apoia Jorge Jesus; este não é momento de pânico, compete ao Presidente promover a união e apontar o caminho (afinal, JJ está entre os 10 melhores treinadores da europa!). 
Está consciente da “guerra” que a tomada dos direitos desportivos pela BTV está a suscitar mas faltam estratégias para lhe fazer frente. 
 
Agradou-me o desempenho de Helder Conduto; foi incómodo sem arrogância, mas ficou muito aquém do desejado, para mim, claro. Assim:
 
O organigrama funcional e hierárquico não ficou bem clarificado; quem faz o quê, quem superintende quem.  
 
Porque razão não há mais benfiquistas no Benfica; por incompetência?, medo de instabilidade?, receio de dispersão operacional?, receio de secundarização? Por mim, por nível de competência, prefiro benfiquistas, mas sei bem que, hoje, um dos principais problemas do clube são, precisamente…os benfiquistas! É um paradoxo não é? Mas é verdade; criou-se a ideia de que só os que criticam são bons benfiquistas!, o Benfica ficou refém do seu próprio sucesso!, outro paradoxo?, sim, mas verdadeiro. 
 
Porque razão há na estrutura do Benfica pessoas que fizeram mal ao clube, por exemplo, salvo erro, Jorge Gomes!, ignora FV que, com essas opções divide os benfiquistas?, será esse o canal de desvio dos alvos de recrutamento na América latina?, perdoar revela magnanimidade e poderá ajudar ao sucesso, mas…há casos que não têm perdão!, por mim, quem mas faz, paga-mas! 
 
Porque razão não há um benfiquista histórico no banco? Quando a equipa anda perdida no jogo, falta um farol e…nem sempre esse farol pode ser o treinador, não é verdade? Pagava para lá ver o Álvaro Magalhães…o nosso Néné (que grande Senhor…um orgulho), o Rui..., outro, porque não?
 
Não será tempo de parar com as infraestruturas e forçar um “upgrade” das superestruturas? Os três campos previstos para o Seixal serão uma boa aposta porquê? Não é que me desagrade, até porque está nessa região uma das grandes origens identitárias do Benfica e considero estratégico para Portugal o desenvolvimento da região sul, mas…confesso que prefiro menos obras e mais competitividade. É aí que, finalmente, sem medo de falhar, devem concentrar-se os esforços “da estrutura”. Sim, medo de falhar; o mesmo que FV diagnosticou na equipa no recente jogo na Madeira! É que, essas coisas transmitem-se por contágio, por simpatia!, será o medo de falhar desportivamente que compele FV a apostar nas obras?, uma espécie de compensação por antecipação perante a previsibilidade do insucesso desportivo? Pura especulação, eu sei, mas…pode ser verdade e… FV pode até não o perceber!
 
   Há uma guerra suja em curso contra o Benfica promovido pelo lóbi portista e apoiado por relevantes forças económicas e políticas regionais e nacionais; uma espécie de praga que sob o chapéu da puta desta democracia instituiu uma miserável ditadura no desporto nacional com origem no Porto. As ditaduras parecem boas quando são a nosso favor, não é Pinto da Costa? Não é Artur Santos Silva? FV, pacientemente, sistematicamente, genialmente até, tem reforçado a retaguarda edificando uma obra sem igual em Portugal e das mais relevantes entre todos os clubes do mundo, mas…às vezes, parece preferir, salvo seja, a pega de cernelha! Não! É hora da pega de caras! Há lutas que têm que ser travadas de frente, esta é uma delas! Chegou a hora! É hora da pega de caras; morrer ou viver! É hora de acabar com o discurso da resignação!, Proença no Seixal? Proença na rua!, Quantos trofeus faltam no nosso museu por sua causa? Quantos? Rua! Enxovalham o Benfica e querem o silêncio dos Benfiquistas? Não! RUA! Jamais as amizades pessoais deverão servir para permitir a subjugação o clube!, é assim que se motivam os atletas; com o exemplo, não virando a cara à luta, dizer o que deve ser dito quando deve ser dito e onde deve ser dito. É preciso falar curto e grosso quando necessário, dar os nomes aos bois sem medo. Não defendo a intervenção gratuita; mas a intervenção objetiva, fundamentada, intransigente na defesa do clube, sustentada em propostas concretas de aperfeiçoamento do sistema desportivo nacional. É assim que se motivam os atletas, é a imagem do Presidente que estes levam para o terreno de jogo!, um presidente que aparenta receio transmite receio a toda a gente sob seu comando e isso tem repercussão nos resultados desportivos.
 
A verdade é que, olho para a estrutura de Benfica Futebol SAD e não gosto de…muito do que lá vejo, por exemplo; Joaquim Oliveira deveria ser afastado propondo-lhe a compra da sua participação acionista; é um esforço que vale a pena; nenhum benfiquista se sente bem com o inimigo em casa. Inimigo sim! Todos sabemos o que lá está a fazer; com assento no Conselho de Administração está permanentemente ao corrente das opções estratégicas da SAD, não é assim? Joaquim Oliveira não é leal ao Benfica!, é-o ao Porto e a Pinto da Costa!, tem participação em quase todas as SAD e influência em quase todos os clubes, sendo minha convicção que os manipula de acordo com os interesses do seu clube; não é verdade Paços de Ferreira?, não é verdade Académica?, não é verdade Setúbal?, não é verdade Braga?, não é verdade Belenenses?, não é verdade Arouca, não é verdade Sporting?, não é verdade Nacional?, não é verdade Estoril?,não é verdade…? já agora; não é verdade FPF?, não é verdade UEFA?, Pois é; a Liga Zon Sagres é uma competição quase totalmente controlada por um dos concorrentes, o Porto, e…dizem que é resultado da democratização do país!
 
   Por outro lado, não compreendo o que algumas pessoas fazem no clube, observando o seu currículo! E não compreendo, mas é que não compreendo mesmo, como é que há administradores da SAD sem ações da mesma, ou detentores de, apenas…umas míseras 100 unidades! Uma vergonha! Mostram que não confiam nem no clube nem no projeto! Ora vejam lá qual é a estrutura acionista da SAD do Porto? Vejam lá quem lá meteu o coiro, salvo seja! É assim, meus amigos, é assim que se motivam os jogadores; mostrando confiança e empenho no projeto. Definitivamente; falta peso institucional na estrutura da SAD do Benfica! É urgente corrigir isso, atraindo Benfiquistas notáveis e não correndo com eles! Ninguém tem a exclusividade do amor ao clube. Todos seremos poucos para enfrentar a cambada que nos move uma guerra sem tréguas e sem vergonha! 
 
Não acredito na coexistência pacífica; a História, mostra-o à saciedade. As sociedades atuais, excessivamente mediatizadas, vivem do conflito, genuíno ou forjado, consequência da inexorável e destruidora economia de consumo das democracias liberais, em evidente défice cultural, como é o caso de Portugal e do mundo ocidental em geral, só nos respeita quem nos teme. É esta, afinal, a lei da vida!, É este o segredo do Porto e de Pinto da Costa! É esta a nossa fraqueza; o medo ao Porto supera o respeito que merecemos. Na verdade as sociedades humanas evoluíram imenso, tecnológica e socialmente, sobretudo a ocidente, mas…a natureza humana não!, é a mesma dos primórdios; da moca, do arco com flexas e da espada; a luta pela sobrevivência e domínio mantém-se intacta, embora, muitas vezes, camuflada. Até Hitler e Mussolini tiveram admiradores e, um deles foi…Churchill! É assim, convém não o esquecer. Mas, isto…é outra conversa!, que já vai longa. 
 
Soube há pouco que Oblack está integrado no grupo. Ainda bem, acredito na sua capacidade e bem que precisamos de uma alternativa credível e de futuro ao Artur; se a tivéssemos tido na época passada talvez tivesse sido o suficiente para termos ganho tudo. É assim; como diz o nazareno : “por um bocadinho é um homem corno”! Mas, dou os parabéns à Direção pela forma como trataram, preventivamente, o caso; cinco estrelas!
 
Devo dizer, que, quando vejo através da Benfica TV, tudo o que se faz no meu clube, fico muito orgulhoso, por vezes até emocionado, e…com pena de não morar mais perto. Quem sabe se um dia não me candidatarei a ajudante de tratador de relva?

Afinal, qual é a guerra com José Veiga? Fez um bom trabalho o Benfica na época Trapattini! Quererá mal ao clube? Não é Benfiquista? Se é assim, vamos a factos; cartas na mesa! Caso contrário, chame-so o homem e entendam-se, para bem do clube.
 
Por falar em emocionado; foi o que me aconteceu quando FV referiu as obras em curso para mais uma “Casa dos Atletas do Benfica”! É muito bonito! Agrada-me saber que os nossos ídolos do passado a quem a vida deixou de sorrir, andam por ali, motivando os nossos jovens, contando as suas estórias, transmitindo os valores do clube com a sabedoria acumulada em muitas façanhas e até, porque não?, dando-lhes algumas dicas técnicas e táticas .
 
E por aqui me fico, por hoje. 
 
Boa sorte para logo e… 
 
Viva o Benfica!